terça-feira, 10 de junho de 2008

A vida das abelhas

ma colherada de mel faz a gente pensar: quem fabricou essa delícia?

É quase impossível acreditar que não foi nenhuma fábrica moderna, cheia de gente e máquinas. Mas quem fez foi um outro tipo de operário: as abelhas. Para essas operárias não existe greve. Nem patrão. Elas trabalham pela sua comunidade, que é a colméia.

ara produzir o mel, uma abelha precisa de flor. Para uma abelha, voar entre as flores de um jardim deve ser tão gostoso quanto uma criança entrar numa loja de doces.

que ela faz no jardim? Ela colhe o pólen - um pozinho amarelo - e o néctar - um líquido bem docinho - e leva para a colméia. Lá, tudo se transformará em alimento. Puro ou na forma de mel.

oda colméia tem uma abelha-rainha. Uma rainha que não tem coroa nem trono. Tem muito trabalho. Ela chega a botar mais de dois mil ovos por dia.

ma abelha vive 45 dias e, nesse período, ela faz de tudo.

ssim, nas colméias, encontramos abelhas com muitas profissões: abelha faxineira, abelha babá, abelha soldado, abelha pedreiro. Tem até a abelha ventilador que agita suas asas para deixar bem fresquinho o interior da colméia.

s abelhas estão cheias de números pares: duas antenas (que servem de nariz), duas mandíbulas, quatro asas e seis patas. Seu mel é muito apreciado pelos homens. E também por outras abelhas, camundongos e, em certos países, até pelos ursos.

as elas não são úteis só porque fabricam o mel. Quando passam pelas flores levam o pólen de uma parte à outra, ajudando para que surjam mais flores e frutos.

s homens, que não são bobos nem nada, descobriram que podiam criar abelhas. Fazem isso há mais de 4 mil anos.

gostam tanto do resultado que um dos momentos mais felizes de suas vidas eles chamam de lua-de-mel.

2 comentários:

  1. Olá! Estou querendo fazer a festa de aniversário da minha filha com o tema "abelhas" e essas do seu blog são lindas. Obrigada pela ajuda.

    Se tiver outras imagens dessas simpáticas abelhinhas, se não for incômodo, gostaria que me enviasse por e-mail. (mille.mf@hotmail.com)

    Obrigada***

    ResponderExcluir
  2. Menina, eu já sou vovó e me senti uma criancinha lendo a sua página, é linda demais! Uma linguagem leve e acessível à maioria das crianças.Aplausos!!Vá em frente pois você tem talento demais.Deus te abençoe.bjs

    ResponderExcluir